Ministério dos Transportes inicia transferência da BR-349 para o DNIT
Em audiência com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, realizada em Brasília (DF) na última terça-feira (11/08), o prefeito Padre Amário dos Santos Santana (PT) e o vereador João Marques (PDT) participaram de uma reunião para debater a federalização BA-349, no trecho que liga Santa Maria da Vitória ao Rosário. Além de representantes Santa Maria da Vitória (BA), o prefeito de Correntina (BA), Ezequiel Barbosa, também participou do encontro.A reunião foi articulada pelo deputado federal José Rocha (PR) e contou com a participação de prefeitos e vereadores da região Oeste da Bahia.
Segundo o Ministério dos Transportes, a 349 já está em fase de transferência para a União. O processo foi aberto, no próprio dia 11 de agosto, e aguarda o prazo de 90 dias para ser concluído. Com a mudança, a manutenção e fiscalização da BR passará a ser de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), órgão do Governo Federal, e não mais do Governo da Bahia.
A BR está numa situação quase intrafegável por conta da quantidade de buracos que se acumularam ao longo de toda via. Além de colocar em risco à segurança das pessoas, os buracos têm deixado muitos veículos quebrados nas entradas das fazendas, isso porque, a BR com extensão de quase 19o km não tem acostamento, o que torna o perigo ainda maior. A Secretaria de Infraestrutura da Bahia informou, em julho deste ano, que uma operação tapa buracos seria feita no trecho, mas até o momento nada foi realizado e a situação só se agravou.
Durante o encontro, foi assinado o termo de federalização da BA-430, que passa a ser agora, BR-430. A rodovia liga as cidades de Caetité, Igaporã, Riacho de Santana e Barreiras com extensão de 140 km. A transferência beneficia diretamente as cidades de Santa Maria e Correntina, pois com a transferência feita ao DNIT, acredita-se que a manutenção será feita regularmente. O termo foi assinado pelos prefeitos de Caetité, Zé Barreira; de Igaporã, Rosana Cotrim; de Correntina, Ezequiel Barbosa; de Santa Maria da Vitória, Padre Amário dos Santos Santana e do superintendente do DNIT na Bahia, Amauri Sousa Lima e o chefe da representação do Governo da Bahia em Brasília, Jonas Paulo.
Vamos matutar?
A federalização é importante, mas não podemos esconder o problema atual. Na certeza falta competência e empenho político para regularizar a situação a BR-349 de Santa Maria até o Posto Rosário, na divisa com Goiás na BR-020. Cadê a operação tapa-buracos anunciada pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia? As máquinas não passaram por lá e a situação é extremamente grave, inadmissível e revoltante tamanho o descaso.
Em junho, gravei um vídeo mostrando a situação da BR. De lá para cá, a situação só piorou e nada de solução. Até quando?
[box type=”info” align=”alignleft” class=”” width=””]
Eu repórter Matutar
Se você sabe de uma história legal, denúncia, um fato importante na sua cidade ou quer compartilhar um tema interessante com os leitores do Matutar, não pense duas vezes, é muito fácil sugerir matérias. Mande sua sugestão para o e-mail: pauta@matutar.com.br ou envie sua mensagem por meio da nossa página no facebook.com/matutar.
[/box]