PSF, UBS ou hospital? Saiba onde procurar atendimento médico em Correntina
Correntina (BA) – ˜Tive uma crise convulsiva, uma febre muito alta e ou um pico hipertensivo. Qual serviço de saúde devo procurar? Esta dúvida entre escolher um posto de saúde, um Posto de Saúde da Família (PSF) ou o hospital é comum entre os usuários do sistema de saúde e acaba, inclusive, provocando filas desnecessárias e ocupando profissionais que poderiam estar cuidando de outras enfermidades˜, relata a secretária de Saúde de Correntina, Maria de Lurdes neves Sodré, ao explicar como os usuários devem proceder.
“A saúde de Correntina atua em duas frente: preventiva e curativa. A preventiva são os atendimentos realizados nas UBS e Unidade de Saúde da Família, que trabalhamos com agendamentos de consultas, pediatria neurologia, ortopedia e consultas clinicas. Nas Unidade de Saúde da Família também trabalhamos com agendamentos e demandas espontâneas”, afirma a secretária.
Para melhor gerir e direcionar os usuários, a Saúde de Correntina adotou o Protocolo de Manchester. Explica a secretária.
“No hospital, que se atende urgência e emergência, implantamos o Protocolo de Manchester, que é um método de triagem muito utilizado no setor de saúde, desenvolvido com o objetivo de classificar a prioridade de atendimento dos pacientes. Ao chegar na unidade de saúde, os pacientes passam por esse processo de triagem, que identifica o nível de gravidade em cada caso. Quando é emergência, se faz o atendimento de imediato. Na classificação de risco considerado urgência ele pode esperar até 30 minutos. Aqueles menos graves, no caso ambulatório, este usuário é atendido, mas ele tem um tempo maior de espera”, destaca Maria de Lurdes.
A secretária alertou sobre os casos em que o usuário deve procurar o serviço de urgência e emergência. “Busquem o serviço do hospital apenas em urgência e emergência, por exemplo, a pessoa tomou um tiro, um trauma, uma crise convulsiva, uma febre muito alta, um pico hipertensivo. Estes casos têm de ser direcionados ao hospital. Fora isso, peço que as pessoas procurem as UBS e não tumultuem os serviços para se ter uma saúde de qualidade a todos os usuários”, concluiu.
Como funciona os atendimentos
Posto de Saúde/PSF – Programa Saúde da Família
Atendimentos preventivos por agendamentos. Dentre eles, vacinas, exames, consultas rotineiras, pré-natal e hipertensão e diabetes.
UBS
Clinica geral, ginecologia, pediatria, fisioterapia, nutricionista, vigilância epidemiológica 9teste de tuberculose e hanseníase), exames de ultrassom, vacinação, entre outros.
Hospital municipal
Serviços de urgência e emergência – cirurgias de emergência e agendadas pela regulação do município. O atendimento no hospital é por classificação de risco, que prioriza os casos mais graves.
Usuários aprovam mudanças
“Meu filho estava sentido dores na barriga, mas ao chegar no hospital, foi bem atendido, tomou soro, fez os procedimentos na quinta e na sexta-feira já fez a cirurgia e na terça teve alta, fez o retorno e está bem. Agradeço ao diretor do hospital e toda equipe pelo bom atendimento a meu filho”, disse, Jilvani, moradora de Arrojelândia ao comentar o atendimento do seu filho Genesio no Hospital Municipal Dr. Lauro Joaquim de Araújo.
O usuário Joaquim Santos também falou sobre o atendimento no hospital. “Tantos os médicos quantos as enfermeiras, todos me trataram bem. Agradeço a todos eles, pois estão de parabéns. Que continuem assim”, declarou.