A tricicleta da liberdade foi entregue à menina Eleite

 A tricicleta da liberdade foi entregue à menina Eleite

Lembra do projeto da criação de tricicletas do artista Welton de Jesus e a galera do Pedal do Corrente que apresentamos aqui no Matutar no mês passado? Pois é, a promessa se cumpriu e a primeira unidade do projeto foi entregue ontem (domingo), dia 10 de abril. O dia foi dedicado a menina Eliete, jovem de 15 anos, que teve um problema nos rins quando era bem pequena e acabou perdendo os movimentos das pernas. Ela mora na comunidade rural de Bom Sucesso, localidade distante cerca de 30 km do centro da cidade.

matutar-tricicleta-eliete-welton-de-jesus-sao-felix-foto

Para contar essa história eu trago o relato do próprio Welton

“Ela contava cada segundo e gritava: faltam 2h, falta 1, eles estão quase chegando!”

Livre para sentir o vento no rosto da liberdade.
Livre para sentir o vento no rosto da liberdade.

O dia 10 de abril de 2016, começou cheio de expectativas para mim e colaboradores do projeto, em que o principal foco era a menina Eliete. Logo pela manhã a minha esposa, meus filhos e meu sogro, sogra e sobrinhos e eu partimos rumo ao povoado do Bom Sucesso. Os parceiros do Pedal do Corrente foram pedalando e eu junto com a outra equipe saímos às 13h e tudo deu certo, saímos no horário combinado com a tricicleta na carroceria do carro.

Por telefone, me falaram que a menina Eliete não tirava os olhos do relógio na parede da sala. Ela contava cada segundo e gritava: faltam 2h, falta 1, eles estão quase chegando. Não sabendo ela que nós estávamos todos ansiosos também.

Quando chegamos, deixei a tricicleta no carro, entrei na casa dela e dei um forte abraço nela. Nessa hora, percebi que o corpo dela estava tremendo de ansiedade. Logo em seguida, eu disse a ela que a tricicleta não tinha ficado pronta, que tinha ocorrido um problema. Sabe como ela reagiu? Deu uma gargalhada longa e depois respirou fundo e disse: – Eu já vi a bicicleta dentro do carro (risos).

O momento sublime foi quando ela, em um único movimento, andou pelo chão e sentou na tricicleta. Nesse instante, eu tive a certeza que ela se sentia-se livre e extremamente feliz com a possibilidade de ir e vir pelas estradas de chão do povoado. Aí meu irmão, as lágrimas não se seguram, chorei mesmo de emoção. 

Passamos a tarde toda por lá em um maravilhoso momento único que marcou nossas vidas para sempre. Tudo que fizemos antes daquele momento de entrega foi moleza: desenvolver o projeto, buscar parcerias, captar recursos e preparar a entrega. A parte mais delicada foi quando tínhamos que voltar para casa. O pai de Eliete chorando, a mãe chorando e em um canto em lágrimas Eliete com o braços abertos me esperava para agradecer.

Em um agradecimento divino por meio de um abraço forte regado com muitas lágrimas. Duas coisas que eu fiz na vida que me deu um enorme satisfação. Primeiro constituir uma família abençoada e o outro foi trabalhar nesse projeto.

Welton de Jesus

Para produzir as tricicletas, Welton de Jesus conta com o apoio da galera do “Pedal do Corrente” e de amigos e parceiros. Para cada unidade produzida, o custo de material para a estrutura e as peças fica em torno de R$ 480. Segundo Welton, os próximos que vão receber a tricicleta da liberdade serão a dona Célia (setor Planalto) e Seu Jovine (Bairro Dr. Roberto). Você pode ajudar o Welton a beneficiar mais pessoas. Se de alguma forma você tem o desejo de ajudar, anote aí o whatsapp do Welton (77) 9 9109-1360.

Leia mais

Chama no Zap