Cansados de esperar, moradores constroem ponte por R$ 5 mil

Não é novidade para ninguém que o Poder Público se perde na ineficiência da máquina por não priorizar os verdadeiros interesses da população. Tudo é muito complicado, o custo é alto, falta recursos, não há vontade política, tem a corrupção e por aí vai.

No caso que trago, a prefeitura de Barra Mansa (RJ) tinha orçado a obra em R$ 2 milhões de reais e alegou falta de recursos para justificar a não construção da ponte. Os moradores cansados de esperar, fizeram uma vaquinha e com o dinheiro arrecadado na própria comunidade comparam o material e colocaram a mão na massa para levantar a ponte. Eles se organizaram em forma de mutirão nos finais de semana e fizeram a tão sonhada ponte ser erguida pela própria comunidade.

Atitude social, é disso que estou falando. Sei que cabe à prefeitura realizar as obras de infraestrutura e prestar serviços de qualidade, no entanto diante da ineficiência a organização da comunidade pode fazer a diferença. Ao mesmo tempo que chama à atenção para o problema serve como protesto com a falta de compromisso dos prefeitos, vereadores e agentes públicos.

O que você poderia fazer na sua comunidade? Tem algum problema que se arrasta sem solução? Ta aí uma demonstração de que a organização da comunidade pode ser o caminho para resolver o problemas do bairro. O fato é que não dá para esperar tudo do Poder Público, podemos fazer muito pela nossa cidade, veja o exemplo.

A reportagem foi da TV Globo do Rio de Janeiro.

 

Leia mais

Chama no Zap