Conheça Correntina, um paraíso das águas no Oeste da Bahia

 Conheça Correntina, um paraíso das águas no Oeste da Bahia

Correntina (BA) – Banhado por cinco rios de águas cristalinas (Correntina, Arrojado, Santo Antônio, Guará e Rio do Meio), o município de Correntina é um verdadeiro paraíso no Oeste da Bahia. Além dos rios, a cidade reúne belezas naturais que atraem turistas para a região durante todo o ano, incluindo no período de carnaval, quando a cidade realizar o melhor Carnaval do interior da Bahia, com trio na avenidade de noite e banho de rio durante o dia.

Com uma diversidade de belezas naturais e culturais, o que não falta é opção de lazer para todos os gostos, seja para aqueles que buscam descanso, seja para os aventureiros. Entre os destaques, estão as Sete Ilhas, grutas e cachoeiras, que são abertas para visitação, além do Ranchão e a Orla.

Para que estes locais e tantos outros sejam cada vez mais conhecidos pelos visitantes de Correntina, que em 2022 novamente garantiu presença no Mapa do Turismo Brasileiro, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, produziu e distribuiu o mapa local das atrações turísticas aos proprietários de pousadas e hotéis da cidade e região.

A medida, segundo o prefeito Nilson José Rodrigues (Maguila), faz parte das ações e planejamento para o aquecimento da economia por meio do turismo no município.

“Isso, claro, faz parte de diretrizes e metas de curto, médio e longo prazos, articuladas com planejamento, pois queremos uma Correntina que avance cada vez mais na questão turística. Nós temos um potencial muito grande e precisamos nos preparar para receber nossos turistas, e isso que estamos fazendo. É um trabalho longo e que deve ter a contribuição de todos para fazermos Correntina crescer com o turismo e todos ganhem com isso”, desatacou Maguila.

Clique AQUI para baixar o arquivo em PDF do Mapa do Turismo de Correntina.

Principais pontos turisticos

Sete Ilhas

Localizado a 1,5 km do centro da cidade, um balneário reúne sete ilhas naturais, considerado “sete pedaços do céu”. A primeira infraestrutura foi construída em 1975, quando, na época, foi feito o acesso ao balneário.

Com praias, cachoeiras, corredeiras, plantas nativas, bares, restaurantes, pousada e estacionamento público, com capacidade de aproximadamente 200 veículos. As Sete Ilhas são denominadas de Ilha da juventude, dos casais, dos namorados, dos idosos, das crianças, ilha das flores e dos Pássaros.

Ranchão

O Ranchão de forma retangular, que recentemente foi amplamente modernizado, foi idealizado por algumas cabeças empreendedores da época, final dos anos 60 – e o primeiro se concretizou pelo comerciante Reinaldo Vieira de Alcântara, onde finais de semana comercializa bebidas, sendo sua base feita na gestão de Joaquim da Silva.

O Ranchão foi construído na Gestão de Teófilo Guerra numa área de aproximadamente 1.000 m², cartão postal de visita da cidade, onde é realizada a festa do Havaí, sempre um mês antes do carnaval. É considerada patrimônio do Município.

O balnearío está passando por uma reforma completa, que conta com a troca de toda cobertura, ampliação do bar e construção de uma ala climatizada. Tudo isso para atender bem os moradores e turistas que visitam a cidade.

Ilha do Buriti

A Ilha do Buriti forma um arquipélago com várias ilhas menores, cachoeiras, corredeiras e praias naturais.

Ilha do Vau

Menor que a Buriti, a Ilha do Vau oferece praia e arborização nativa para os turistas na região.

Ilha do Despejo

Pouco conhecida, a Ilha do Desejo tem aproximadamente 500 m², com a metade coberta por vegetação nativa e a outra metade formada por bloco de pedra. Ao lado direito tem uma cachoeira (despejo), ao esquerdo uma corredeira e acima uma pequena praia, toda a área cercada por vegetação ciliar nativa.

Rio Arrojado

Rio com profundidade média variando entre 2 a 3 metros e largura média variando entre 25 a 30 metros, com corredeiras, cachoeiras e remansos em todo o percurso, que começa na Serra Geral e vai até sua confluência com Rio Corrente na Barra de São José, divisa com Santa Maria da Vitória e Jaborandi. Em suas margens, encontra-se importantes povoados como: Arrojelândia, Catolés, Praia, Aparecida do Oeste, Fundão e Olivânia, entre outros e o Distrito de São Manoel do Norte, piscosidade regular.

Rio Correntina

Rio de águas cristalinas, com muitas ilhas, corredeiras, cachoeiras e praias; um do mais belo do Estado da Bahia; suas belezas naturais são conhecidas mesmo em outros estados brasileiros.

Neste Rio se encontra os mais importantes cartões postais da cidade; o Ranchão e as Sete Ilhas, onde entre este percurso está implantada a Usina Hidroelétrica de Correntina (Coelba), inaugurada em 1964.  Sua profundidade média é de 2 metros e sua largura é de 20 a 25 metros.

Rio do Meio

Fronteira entre os municípios de Santa Maria da Vitória, Correntina e São Desidério, tem como afluentes os rios Santo Antonio e Guará fazendo fronteira com o município de São Desidério. O Rio do Meio tem o maior número de remansos ou praiados e algumas corredeiras. Banha terras férteis cultivadas por pequenos agricultores que utilizam suas águas para irrigação de diversas culturas, em especial, orgânicas.

Cachoeira da Zumba

Cachoeira com uma queda de 3 metros de altura e um comprimento de 15 metros, muito bonita e boa para se fotografar. Está situada a 4 km acima do centro da cidade. Lá é o lugar perfeito para praticar ecoturismo, com uma descida alucinante pelas correntezas do rio.

Cachoeira do Sonrizal

Cachoeira de pequeno porte e grande beleza. Localizada no perímetro urbano, entre o barquinho e ranchão.

Cachoeira do Manoel Mendes

Cachoeira de média altura, dividida em duas quedas por possuir uma ilha em sua parte superior. Muita beleza, é localizada em terreno particular do Sr. João Moreira Silva (João de Urias) que libera o acesso. Na propriedade tem o Bar e Restaurante Cachoeira do Praiado, onde serve o tradicional pirão de galinha caipira.

Cachoeira do Catolés

Cachoeira de pequeno porte mas de muita beleza e bem restrita e preservada, excelente para explorar com a família. Localizada na região de Catolés, a 30 km da cidade.

Gruta do Remanso

Caverna/Gruta com uma abertura e de algumas galerias e salões, chegando a atingir o lençol freático. Localizada a 20 km da cidade. Acesso pela BR 135/Ponte Velha.

Gruta de Ponte Velha

Uma entrada e um salão. Atrativo natural com altitude de 800 m coberta por vegetação nativa do cerrado.

Mais sobre o município de Correntina

Localizado na divisa da Bahia com Goiás, Correntina fica distante mais de 900 km da capital Salvador. O município tem um território de 11.492,171 km², que, conforme dados estimados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE), abriga mais de 32 mil pessoas – segunda maior população da Bacia do Rio Corrente, composta por 11 municípios.

Conforme o IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita da cidade corresponde a cerca de R$ 46 mil. Parte desse valor é fruto da agricultura – área em que se destaca a produção de soja e algodão, entre outras, que têm investimentos da gestão municipal, seja com investimentos em aquisição de equipamentos agrícolas, aquisição de mercadorias dos produtores à promoção de feiras que fomentem o desenvolvimento da agricultura, principalmente a familiar.

O turismo também contribui com importante porcentagem do PIB do município, por meio dos 14 pontos turísticos a serem visitados, todos ligados à natureza.

Leia mais

Chama no Zap