Construção de trecho da BR-030 entre Cocos e Feira da Mata impulsionará desenvolvimento no oeste baiano

 Construção de trecho da BR-030 entre Cocos e Feira da Mata impulsionará desenvolvimento no oeste baiano

Cocos (BA) – A pavimentação entre os municípios de Cocos e Feira da Mata, na BR-030, uma importante ligação entre o Centro-Oeste e o litoral brasileiro, está em andamento e aproximará o oeste baiano do litoral, dos portos, do progresso e do desenvolvimento, melhorando a qualidade de vida da população local.

Este trecho da rodovia federal, com extensão de 90,2 quilômetros, está dividido em dois lotes e já está em obras de construção e pavimentação na parte que conecta Cocos a Feira da Mata. O investimento total para ambos os lotes é de aproximadamente R$ 194 milhões.

O prefeito de Cocos, Dr. Marcelo, destaca os desafios enfrentados para tornar essa obra uma realidade para a região. “Quando assumi a prefeitura em 2017, a BR-030 não era um tema de conversa. Esse projeto estava parado e não se falava sobre ele. Então, convidei os empresários da região do cerrado e chamei o deputado Zé Rocha para se juntar a mim nessa empreitada. Fomos a Brasília e conseguimos trazer o ministro dos Transportes da época para discutir o trecho Cocos-Brasília e Cocos-Mambaí, em Goiás”, lembra o prefeito.

Quando a obra estiver concluída, com previsão para 2024, essa rodovia se tornará o principal corredor de ligação entre o Centro-Oeste brasileiro, de Brasília até o Nordeste, passando por Natal, no Rio Grande do Norte, como destaca o prefeito Dr. Marcelo. “Essa estrada terá uma importância incalculável não apenas para nossa região, mas para todo o Brasil. Cocos se tornará o segundo maior entroncamento rodoviário do Oeste da Bahia, pois se conectará com a BR-135, que liga São Luís, no Maranhão, a Belo Horizonte, em Minas Gerais, cruzando a BR-030, que conectará Brasília à BR-116, em direção ao Porto de Ilhéus.”

A obra vai aproximar o oeste baiano do litoral, dos portos, do progresso e do desenvolvimento, melhorando a qualidade de vida da população dessa região

O prefeito enfatiza também que, para tornar essa obra possível, mobilizou e conseguiu que os empresários da região do cerrado de Cocos e Jaborandi elaborassem o projeto da estrada e o doassem ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Brasília. “Fizemos isso para acelerar a obra. O projeto custou quase R$ 3.000.000, contratado e pago pelos empresários da região do cerrado, e nós o doamos ao DNIT. Ainda neste mês, no máximo, será emitida a ordem para a licitação do trecho Cocos-Bom Jesus da Lapa, que faz parte da BR-020”, ressaltou Dr. Marcelo.

Produção agrícola

Essa região se destaca por sua forte produção agrícola de grãos e cereais, além da produção de gado de corte e leite. A melhoria da infraestrutura rodoviária na região facilitará o acesso e o escoamento de insumos, fortalecendo a economia local.

A BR-030/BA é a ligação entre os produtores e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que se estende até o Porto de Ilhéus. Essa rodovia federal pavimentada será fundamental para melhorar a mobilidade e atrair investimentos para as cidades que compõem a área de influência.

Integração

Além da construção do novo trecho da BR-030/BA, o Governo Federal autorizou o início das obras de recapeamento de 26,5 quilômetros da BR-122/BA, que liga os municípios de Caetité e Maniaçu, com R$ 42 milhões previstos em investimentos.

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