Correntina é a primeira cidade do Oeste da Bahia a ter um programa de transferência de renda
O prefeito de Correntina, Nilson José Rodrigues, Maguila, entregou, nesta segunda-feira (18), os cartões do Correntina Sem Fome e Sustentável, primeiro programa de transferência de renda do município. Inicialmente, 1500 famílias em situação de vulnerabilidade social e inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) estão sendo beneficiadas com a entrega dos cartões, que serão utilizados para a compra de alimentos em estabelecimentos comerciais do município, no valor de R$ 100 mensais.
Segundo o gestor, o objetivo principal é cuidar daqueles que mais necessitam, afirmando que isso não é apenas uma obrigação do governo, mas uma obrigação da vida. Durante seu discurso na entrega dos cartões, o prefeito expressou sua felicidade ao ver o programa, que era um sonho, tornar-se uma realidade. Ele destacou a disponibilidade do programa para auxiliar quem mais precisa e fortalecer a cadeia produtiva, agradecendo às empresas parceiras que se uniram a essa empreitada ousada.
“Vocês não imaginam o tamanho da minha felicidade! Esse programa era um sonho nosso, que a partir de agora, está disponível para ajudar quem mais precisa, e para fortalecer a nossa cadeia produtiva. Temos empresas parceiras que se uniram a nós nessa ousada empreitada. A minha gratidão a vocês”, declarou o prefeito durante a entrega dos cartões.
A solenidade ocorreu na Escola Anisia Silva Moreira e contou com a participação das 1.140 famílias já beneficiadas pelo programa, que receberão os cartões ao longo desta semana, marcando o encerramento desta etapa.
O evento contou com a presença de secretários municipais, vereadores, as famílias beneficiadas, autoridades, incluindo o deputado federal Daniel Almeida, o coordenador do Bahia Sem Fome (BSF), Tiago Pereira, representando o governador Jerônimo Rodrigues, Erika Seixas, secretária executiva do Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia (Consid), e representantes de empresas parceiras do município.
Durante sua fala, o representante do governador Jerônimo afirmou que o governo estadual não tem medido esforços para fortalecer as políticas públicas, priorizando o cuidado aos mais necessitados. “Correntina se destaca com o lançamento deste programa, demonstrando liderança na busca por soluções. O presidente Lula nos convoca a unir forças contra a fome, reconhecendo que, além da transferência de renda, a população deseja dignidade, emprego e recursos financeiros. É essencial fortalecer a agricultura familiar, compromisso que o governo está cumprindo, apoiando setores como a produção de leite, cana-de-açúcar e criação de aves. Entendemos a importância de garantir que os alimentos cheguem a quem mais precisa”, pontuou Tiago.
O representante do governo também destacou a importância da presença das empresas parceiras do município no evento. “A presença de empresas socialmente responsáveis é louvável, contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar. Parabenizamos o prefeito Maguila e incentivamos a colaboração na construção de uma Correntina sem fome”, disse.
A secretária executiva do Consid, Erika Seixas, também fez uso da palavra e enfatizou a relevância do programa para o município. “Gostaria de destacar a habilidade diplomática de Maguila, pois não é fácil ser gestor em um município tão vasto e diversificado como Correntina, que abrange desde a agricultura familiar até o agronegócio. São líderes com diplomacia que conseguem reunir a todos em uma manhã como esta, para que, de mãos dadas, construam um futuro promissor para Correntina. Muito obrigada, prefeito, por ser o gestor que enxerga e une a todos no município”, ressaltou Erika.
O deputado Daniel Almeida destacou o protagonismo de Maguila e reforçou o compromisso de criar oportunidades para as famílias correntinenses, especialmente as mais carentes.
“Tenho acompanhado este projeto e, Maguila, a cada dia você se destaca, demonstrando sua experiência e dando uma verdadeira lição sobre como governar democraticamente, sempre pensando no progresso e no desenvolvimento. É uma satisfação participar deste evento do Correntina Sem Fome e Sustentável, pois aqueles que estão recebendo o benefício hoje não desejam depender disso para sempre; eles querem trabalhar, ter oportunidades e serem produtivos. Portanto, oferecer oportunidades hoje para criar as condições de sair amanhã é exatamente o que este programa está realizando”, avaliou Daniel Almeida.
Além da distribuição dos cartões, a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural entregou kits de irrigação para mandiocultura, avicultura e piscicultura, entre outros equipametnos aos produtores rurais do município.
O programa
O Programa Correntina Sem Fome e Sustentável tem duas frentes de atuação. Uma voltada para fornecer às famílias um cartão de auxílio mensal no valor de R$ 100,00 para compra nos mercados, padarias e estabelecimentos de alimentos do município. Ao todo, serão atendidas 1.500 famílias em situação de vulnerabilidade social com esse programa.
Na outra linha de atuação, será oferecida toda capacitação técnica e apoio para ampliar a produção de alimentos no município por meio da Agricultura Familiar. Já contamos com o cadastro de mais de 2 mil agricultores prontos para iniciar a produção. O financiamento dos projetos será realizado pelos programas federais, instituições financeiras, recursos do município e parceria com o governo do estado da Bahia.
Correntina é banhada por cinco rios, tem o Agronegócio Forte e uma Agricultura Familiar com potencial de produzir alimentos de qualidade. O programa visa impulsionar a economia local por meio da produção da Agricultura Familiar e assistência para as famílias que estão em situação de vulnerabilidade.