Cresce a paixão dos brasileiros pelas bicicletas
Segundo dados da Bicycle-Guider, há mais de 1 bilhão de bikes mundo afora, sendo 40 milhões só no Brasil. Mas, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), apenas 7% dos brasileiros usam a bicicleta como meio de transporte principal.
Apesar disso, uma pesquisa realizada pela Strava (aplicativo que permite registrar número de pedaladas, corridas e outras atividades físicas) mostrou que, em 2021, aumentou o uso das bicicletas como meio de transporte em diversas cidades do país. Curitiba foi a cidade com o maior acréscimo, 31% maior em comparação com 2019. Em segundo lugar ficou a cidade do Rio de Janeiro, com uma elevação de 25%. Em seguida vêm Porto Alegre, com 24%; Belo Horizonte, com 20%; e Florianópolis, com 16%.
Direitos e deveres dos ciclistas
Com tantos ciclistas nas nossas vias e rodovias é necessário que todos estejam mais atentos e conheçam os direitos e deveres, previstos no Código de Trânsito Brasileiro, para uma boa convivência nesse espaço que é e precisa sempre ser democrático. Alguns equipamentos de segurança são obrigatórios, como campainha, sinalização noturna e espelho retrovisor do lado esquerdo. Quando não existir faixa exclusiva ou ciclovia, a circulação precisa ser feita no sentido dos carros, pelas laterais das ruas. A circulação em calçadas só pode ser feita com autorização e sinalização do poder público, bem como é proibido conduzir passageiros fora do assento especial destinado a esse fim. Demonstrações de manobras radicais são proibidas ao ciclista, que deve segurar o guidão sempre com as duas mãos e não transportar carga que seja incompatível com esse tipo de veículo.
De acordo com o CTB, artigo 247, a bicicleta é um veículo (de propulsão humana) e o ciclista, por este motivo, quando está pedalando, deve respeitar todas as regras de trânsito, como semáforos, sinalização e circulação na mão correta de direção.Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons, dá algumas orientações que podem ajudar a deixar o trânsito mais seguro para todos.
“Quando houver ciclovias, ciclofaixas ou acostamento devem ser utilizados, obrigatoriamente, pelos ciclistas. Além disso, quem conduz uma bicicleta precisa estar atento e tomar alguns cuidados especiais sob condições adversas, como: chuva, aclives, declives, tipos de pavimentos, cruzamentos, buracos, pontos cegos de visão etc. Quando andar em grupo, o ciclista precisa estar sempre em fila única e, muito importante, nunca pegar carona na traseira de ônibus e caminhões”, completa.