Os deputados estaduais mais votados na Bacia do Corrente

 Os deputados estaduais mais votados na Bacia do Corrente

Escolhidos para representar a população na Assembleia Legislativa da Bahia, os deputados estaduais têm, a partir do início de 2023, o compromisso de legislar com a responsabilidade de corresponder com as diversas expectativas da população. Aqui, destacamos os 10 estaduais mais votados na Bacia do Corrente, região formada por 11 municípios no Oeste Baiano.

Responsáveis pela elaboração e aprovação de leis que estiverem relacionadas a temas pertinentes ao território estadual, os deputados estaduais participam das sessões plenárias do parlamento estadual e dos trabalhos das comissões. Atendem os eleitores de sua região, representantes de entidades, lideranças de diversos segmentos e órgãos governamentais.

Depois dos vereadores e prefeitos, os deputados estaduais são os parlamentares mais próximos da população. Apesar de terem um gabinete e assento na Assembleia na capital, suas presenças no interior do estado é frequente, principalmente naquelas regiões em obteve mais votação. Essa proximidade possibilita terem um contato direto com os moradores, conhecerem suas realidades e assim proporem medidas que melhor os beneficie.

Na Bacia do Corrente, estes representantes terão papel fundamental no dia a dia dos moradores e na sua relação com os gestores municipais, figuras importantes e decisivas na eleição dos deputados., uma vez que os prefeitos são os políticos que estão na ponta e como parte de seus ofícios, conhecem com precisão a realidade dos munícipes.

Na Bacia do Corrente, o líder de votos entre os dos 10 mais votados na região, foi o advogado Manuel Rocha (União Brasil), que foi prefeito de Coribe por dois mandatos. Lá, ele obteve 5.167 votos para estadual, sendo o mais votado do município.

O segundo mais votado na Bacia do Corrente foi Eures Ribeiro (PSD), ex-prefeito de Bom Jesus da Lapa, que obteve 11.789 votos, sendo 3.037 destes conquistados em São Félix do Coribe, município em que o eleito foi mais votado.

Já o terceiro mais votado na região foi Antônio Henrique Jr (PP), reeleito para seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa da Bahia. Antônio Henrique Jr foi secretário de Saúde e de Administração de Barreiras. Na Bacia do Corrente, ele obteve o apoio de 6.683 votos.

Algumas observações importantes

Eures Ribeiro não foi o mais votado em São Félix do Coribe com apoio do prefeito Chepa Ribeiro. Lá, neste ano, Eures contou com a força política do ex-prefeito Moacir Pimenta.

Fabrício em Correntina

Angelo Coronel em Canapólis

Felipe Duarte em Santa Maria

Marcelino Veiga recebeu mais votos em..

Veja a lista dos 10 deputados estaduais mais votados na Bacia do Corrente

– Manuel Rocha (União Brasil) – Votos: 27.563

– Eures Ribeiro (PSD) – Votos: 11.789

– Antônio Henrique (PP) – Votos: 6.683

– Marcelinho Veiga (União Brasil) – Votos: 5.605

– Junior Muniz (PT) – Votos: 5.245

– Fabrício (PCdoB) – Votos: 4.903

– Angelo Coronel Filho (PSD) – Votos: 1.630

– Junior Nascimento (União Brasil) – Votos: 1.191

– Felipe Duarte (PP) – Votos: 942

10º – Vitor Azevedo (PL) – Votos: 833

Leia mais

Chama no Zap