Santa Maria da Vitória e Correntina são as mais violentas da região
Os dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia relevam que Santa Maria da Vitória e Correntina são as cidades mais violentas dos 9 municípios que integram a regional de polícia. Em 2015 foram 8 homicídios doloso e 7 tentativas nos dois municípios. São Félix do Coribe vem em seguida com 3 assassinatos e também outras 3 tentativas. Isso em contar os roubos e furtos de veículos, lesão corporal seguida de morte e latrocínio – roubo seguido de morte.
Apesar de ter tido uma diminuição de crimes em 2015, este ano os números da criminalidade voltaram a subir de forma assustadora. Em um comparativo entre os três primeiros meses de 2015 e os primeiros 90 dias deste ano, o número de mortes violentas saltou de 1 para 6, e a quantidade de estupro pulou de 2 casos entre janeiro e março de 2015 para 4 neste ano em toda região da Bacia do Rio Corrente.
Mas para deixar a situação ainda mais crítica, esse aumento da criminalidade foi ainda maior. Isso porque as estatísticas da Secretaria de Segurança Pública da Bahia estão desatualizadas e contabilizaram os números até março deste ano. Todos os crimes praticados nos últimos quatro meses (abril, maio, junho e julho) não foram divulgados pelo órgão. Inclusive o assassinato dos jovens Vinicius Mendes, Ziel Dourado e do casal do setor Planalto ficaram de fora. Só aí já são mais quatro mortes violentas por arma de fogo em Santa Maria e São Félix.
Essa é uma daquelas notícias que eu não gostaria de colocar aqui no Matutar, mas entendo que a divulgação chama à atenção para o problema e motiva, muito mais, a busca de soluções. A criação do Conselho Municipal de Segurança Pública (Conseg) é uma importante iniciativa que precisa prosperá e contar com a participação da população e dos órgãos públicos de segurança, da prefeitura, câmara de vereadores e das demais entidades governamentais do município.