Festa de Iemanjá é comemorada com muito axé na cidade de Santana (BA)
Festa de Iemanjá na comunidade de Porto Novo município de Santana (BA); foto por Robson Vieira.As festas de janeiro são efervescentes na Bahia, incluindo o famoso carnaval. O mês começa dedicado a Rainha do Mar, Iemanjá no sincretismo religioso para o povo de santo e Nossa Senhora dos Navegantes para a comunidade católica, com isso essa se torna umas das maiores celebrações religiosas do estado.
Em Santana (BA), nesta quinta-feira, 02/02, o povo do Terreiro Santa Bárbara, cuja responsável é a mãe de santo Dona Maria, se empenharam na realização de uma grande festa que mobilizou toda cidade, sede e comunidades rurais e demais municípios da região, e contou um público estimado em mais de 500 pessoas.
O evento começou com alvorada festiva, às 5h, seguido de cortejo pela ruas da cidade se estendendo até as margens do Rio Corrente na comunidade de Porto Novo. Lá teve um momento de apresentação cultura de grupos de capoeira e entrega das oferendas. “Eu sinto muita força e muito axé, muita alegria. Foi minha saída de santo do dia de hoje data em que completo 56 anos de terreiro e festa. Se eu tiver com saúde e força quero fazer mais anos”, Dona Maria ao avaliar o evento.
O evento religioso foi, sem dúvidas, expressão de riqueza para toda região, considerando que esse tipo de manifestação tende a ser discriminado em função da intolerância religiosa. No entanto os filhos e filhas de santo deram grande exemplo de respeito e tolerância na realização dessa grande festa que já compõe o calendário religioso e cultural do nosso Território.