Lino e Valdeci entram na disputa como pré-candidatos do PT
Agora é oficial. O PT de Santa Maria da Vitória (BA) caminha para ter candidato próprio a prefeito nas eleições deste ano. O médico Lino Santos e o ex-deputado estadual professor Valdeci Augusto anunciaram que são pré-candidatos. Lino é o nome escolhido pelo prefeito Padre Amario, já Valdeci representa boa parte do Diretório Municipal que defende uma candidatura independente da indicação do prefeito.
Lino Santos já demostrou que vai buscar um consenso entre o partido e o governo municipal para fortalecer a candidatura dele e unir o PT em torno de um projeto que reconheça os avanços promovidos pela gestão municipal e aponte um caminho para a correção dos problemas encontrados.
Já Valdeci afirmou que tentará unir os partidos que apoiam o governador Rui Costa (PT), mas que estão cada um para um lado em Santa Maria da Vitória. Na lista de uma possível composição estão o PCdoB (65), PP (11), PSB (40) e PSD (55) e as demais siglas da base governista estadual e federal.
De acordo com o presidente do PT de Santa Maria da Vitória, Israel Silva, os dois pré-candidatos já iniciaram a busca pelo apoio da militância para as prévias da legenda. Israel que é ligado a Valdeci não esconde a insatisfação com a atual gestão e a preferência pelo ex-deputado estadual. Ele afirmou que tem mantido um diálogo com todas as lideranças políticas do município vidando formar uma grande aliança. Desse grupo sairia os candidatos a vice e prefeito.
A notícia esquenta o debate dentro do PT e coloca o vice-prefeito Plínio Leite (PSD) em situação delicada. Ele já declarou que não abre mão da pré-candidatura e que será candidato. O fato é que para Plínio só resta o cargo de prefeito, ele não pode ser mais vice porque já ocupou o cargo nos dois mandatos do atual prefeito. Das duas uma, ou Plínio sai como prefeito ou enfrenta a candidatura de vereador.
Os desafio de uma candidatura do PT
Além de vencer a discussão interna, o candidato que for escolhido terá pela frente o desafio de vencer a enorme rejeição que o prefeito acumula tanto na sede quanto no interior. Posso afirmar, que o petista escolhido terá que explicar e justificar as deficiências dos dois mandatos do atual prefeito e sobrará pouco espaço para falar do futuro e dos projetos para o município. Será difícil desassociar o mandato do Padre Amário das propostas de campanha do candidato do PT, até mesmo porque elas estarão em conflito o tempo todo. Um duelo entre o que se pretende fazer e o que não foi feito, já que o PT governou Santa Maria da Vitória nos últimos 7 anos.
A decisão será da estadual
Segundo informações obtidas pelo Matutar, nos próximos dias, a direção estadual do PT realizará uma reunião entre o presidente estadual do PT, Everaldo Assunção, Lino, Valdeci, Padre Amario, Israel Silva, deputados federal Caetano e Afonso Florence e outras lideranças estaduais e municipais. O objetivo do encontro seria apresentar os critérios da definição de quem será o candidato do PT em Santa Maria.
Mas em uma avaliação rápida, se o PT Estadual entender que o partido não tem chance de ganhar a prefeitura, nada impede que o governador Rui Costa (PT) e o presidente estadual da sigla, Everaldo Assunção aceitem a posição de vice em Santa Maria. Aí meu amigo, os cenários mudarão drasticamente e a política dará uma virada de 180 graus.
Perfis
Lino Santos tem 39 anos é filho de Santa Maria da Vitória. Ele é formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia e concluiu, recentemente, uma especialização em pediatria em Salvador. Militante do PT de longa data, Lino ensaiou uma possível candidatura em 2012, mas o partido decidiu pela reeleição do atual prefeito. Lino é filho do saudoso Lealdino Teodoro dos Santos e tem uma forte ligação com a zona rural do municipio, onde atuou com médico por alguns anos. Apesar de nunca ter disputado uma eleição, o nome de Lino sempre foi cogitado para candidatura de prefeito na cidade.
Valdeci Augusto tem 50 anos, é formado em Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), fez especializações em Psicopedagogia no Instituto de Educação Superior – UNYAHNA de Barreiras e Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela UNEB. Além disso, Valdeci tem mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social pela UCSAL. Na política, o professor Valdeci foi eleito vereador por Santa Maria da Vitória em 2004 e em 2006 foi candidato a deputado estadual ficando na suplência. Ele chegou a assumir o cargo entre 2008 e 2010. Nas eleições de 2010 e 2014, tentou mas não conquistou a vaga na Assembleia Legislativa da Bahia.
Bora matutar?
Tá, mas e Plínio como fica? O prefeito vai apoiar quem mesmo? Vou mais além, se o cenário continuar sendo desenhado dessa forma, o grupo político será dividido de um lado apoiando Plínio pelo PSD e de outro com Dr. Lino ou Professor Valdeci pelo PT.
Confuso não é? Na verdade nem eu estou conseguindo enxergar como essa história vai terminar. O que precisa ser considerado é o seguinte: para ter alguma chance de vitória, o grupo do atual prefeito só pode ter um candidato, se rachar não terão chances de ganhar as eleições de outubro. Isso sem falar da pré-candidatura do ex-prefeito Joaquim de Arabel (PR), que estava com o padre nas eleições de 2012 e agora trabalhar para voltar a governar Santa Maria da Vitória.