Lino mostra que tem força para emplacar candidatura em Santa Maria da Vitória

 Lino mostra que tem força para emplacar candidatura em Santa Maria da Vitória

Com o salão de eventos da AABB lotado de lideranças políticas e um grande número de pessoas das comunidades rurais do município, o médico pediatra Lino Santos (PT) contrariou a expectativa de muita gente que torcia para o evento ser um fiasco e conseguiu fazer um grande evento.

O lançamento da pré-candidatura foi realizado ontem (domingo, dia 10 de julho) e demonstrou que o nome do PT tem força para emplacar a candidatura. Se a escolha de Plínio já dava como certa, agora o mingau engrossou e ficou mais difícil saber de fato quem será o candidato a prefeito entre os dois. Padre Amário, mais uma vez, reforçou o pedido de união e tornou a dizer que não quer ver Plínio para um lado e Lino para outro.

matutar-lino-santos-pre-candidatura-aabb-pt-foto2

O fato é que essa equação parece ser difícil de resolver. Boa parte do PT de Santa Maria não aceita Plínio na cabeça e prefere ver Lino sair sozinho ou se aliar a outro pré-candidato do que ir para ruas pedir voto para o 55. Se Padre Amário estivesse com a popularidade em alta talvez o apoio dele fosse decisivo. Mas, na situação atual, o mérito será de quem conseguir emplacar a candidatura com maior número de apoios até as convenções partidárias – que devem ocorrer a partir do próximo dia 20 até o dia 5 de agosto.

O que ninguém pode negar é que o nome de Lino ameniza o desgaste do governo Padre Amário/Plínio Leite e dá um novo fôlego ao PT. Tanto é que o evento contou com lideranças políticas de vários partidos de oposição. A lista vai desde o ex-prefeito Prudente à Nery Batista. Somente Joaquim de Arabel e Tonho de Zé de Agdônio não estavam por lá.

matutar-lino-santos-pre-candidatura-aabb-pt-foto4

Mesmo atuando na oposição ao governo do PT em Santa Maria da Vitória por não concordar com a gestão do Padre Amário, a presidente municipal do PCdoB, Valmira Pereira, fez questão de destacar as qualidades de Lino e declarar a simpatia pela candidatura do amigo. Ela reconheceu que Dr. Lino tem muito a contribuir com a população de Santa Maria da Vitória. Não se sabe ainda se a candidatura do PT for confirmada, o PCdoB desistirá da pré-candidatura do vereador Benilson Ataíde para apoiar o nome de Lino.

Na AABB, estavam os pré-candidatos a prefeito, Plínio Leite (PSD), Renatinho (PP), Toinho de Yolanda (PSB) e Benilson Ataíde (PCdoB). Além é claro de contar com as presenças do deputado federal Afonso Florence, do ex-presidente estadual do PT e representando do Governo do Estado, Jonas Paulo e o presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação. Sem contar que estavam na mesa central do evento, o presidente da Câmara Municipal, Domingão (PSD), o ex-prefeito Tito Soares, o prefeito Padre Amário, o ex-deputado estadual, professor Valdecir Augusto (PT), o presidente do PT de Santa Maria da Vitória, Israel Batista e o vereador Pequeno (PT) e outras lideranças políticas.

Os que defendem a candidatura de Lino afirmam que é preciso unir os pré-candidatos da base de apoio do governador Rui Costa em Santa Maria. Tanto é que os discursos do deputado Afonso Florence, Jonas Paulo e Everaldo Anunciação foram neste mesmo sentido. Para o PT, a oposição em Santa Maria da Vitória é o PMDB, representado pelo pré-candidatura de Tonho de Zé de Agdônio e seu grupo político. Renatinho, Toinho de Yolanda, Joaquim de Arabel, Benílson estariam todos do mesmo lado. Mas, a pergunta que sempre vem a tona nesses momentos de possíveis composições é: Quem abriria mão da candidatura para apoiar o PT?

Lino, em entrevista aqui no Matutar, falou que pretende reconhecer os erros do governo e buscar soluções para os problemas atuais. Veja aqui a entrevista.

Leia mais

Chama no Zap