Definido: Lino será o candidato do PT em Santa Maria da Vitória
Se existia alguma dúvida sobre quem seria o candidato do PT nas eleições deste ano em Santa Maria da Vitória, ela não existe mais. O Diretório Municipal bateu o martelo e definiu que o nome do partido para disputar a sucessão municipal é do médico pediatra Lino Santos.
“Nós chegamos em um consenso no partido e vamos construir o caminho de agora para frente”, afirmou Lino ao fazer referência a pré-candidatura do ex-deputado estadual, professor Valdeci Augusto, que concordou em tirar o nome da disputa para apoiar a candidatura dele.
Questionado sobre a divisão do grupo político do atual prefeito com a possível candidatura a prefeito do vice Plínio Leite (PSD), o pré-candidato do PT declarou que vai buscar manter o grupo unido. “A gente espera que o grupo não rache e que Plínio continue com a gente”, declarou.
Sobre a participação do prefeito Padre Amário na campanha de outubro, o médico pediatra afirmou que contará com o apoio integral do atual gestor tanto nos palanques quanto nas ruas pedindo voto. Lino confirmou, ainda, que Padre Amário foi o primeiro a defender o nome dele dentro do PT e que isso foi relevante para confirmação da pré-candidatura dele.
Leia a entrevista na integra
Matutar: Lino, seu nome está fechado? É pre-candidato mesmo?
Lino Santos: A gente tinha aquelas pendências dentro do partido. Nós sentamos e a decisão foi pelo meu nome. Agora vamos para disputa. Nós chegamos em um consenso no próprio partido e vamos construir o caminho de agora para frente. Estamos vencendo uma etapa por dia e o Partido dos Trabalhadores já tem candidato em Santa Maria da Vitória.
Matutar: E Valdeci está com você na campanha?
Lino Santos: Está sim, ele respeita a decisão do partido e vai para campanha com a gente. Pelo menos nas conversas que nós tivemos foi essa a decisão.
Matutar: Israel também está junto?
Lino Santos: Tá junto sim. Ele é o presidente municipal do partido e vai caminhar com a gente na campanha.
Matutar: Já definiu data para o lançamento da sua pré-candidatura?
Lino Santos: Estamos trabalhando na definição do dia ainda, mas possivelmente o lançamento da nossa pré-candidatura será final de semana do dia 11 de junho. Precisamos apenas acertar os detalhes da agenda dos deputados para fechar direitinho a data. Mas, a decisão é essa.
Matutar: E o prefeito Padre Amário estará com você na campanha?
Lino Santos: Com certeza! Na verdade que mais defendeu meu nome dentro do partido foi o próprio prefeito. Lógico que tem a questão de Plínio que tem sido uma dificuldade nossa. Mas vamos tocar para frente que vai se resolver.
Matutar: E Plínio Leite, de que lado ele estará na campanha?
Lino Santos: Plínio é do PSD, um partido da base do governo Padre Amário que governou Santa Maria com ele durante os últimos oito anos. Nós vamos negociar para o prefeito seja do PT. A gente espera que o grupo não rache e vamos trabalhar para manter todo mundo unido. O fato é que o PT tem candidato e vamos para ruas com o projeto para ampliar as conquistas e corrigir os erros da gestão Padre Amário. O nosso desafio maior é fazer com o grupo não rache. A gente respeita Plínio e vamos ter que resolver isso no diálogo. É isso que estamos fazendo, lutando para construir. O fato é que o partido dos trabalhadores terá candidato em Santa Maria da Vitória.
Matutar: Há alguma possibilidade do PT deixar de ter candidato a prefeito e ir para uma vice ou participar de outro grupo?
Lino Santos: No momento não. Na verdade é muito difícil isso acontecer. Santa Maria é uma das cidades prioritárias para o PT na Bahia e vamos lutar continuar governando Santa Maria e fortalecendo as conquistas e melhorando a vida da população.
Matutar: O cenário político nacional não está bom para o PT e em Santa Maria o prefeito enfrenta várias crises. Como você pretende superar esses desafios?
Lino Santos: O que eu penso é o seguinte, eu posso até está errado. Mas assim, eu penso que os mais velhos sabem estabelecer a diferença entre o que foi o governo do PT e os outros governos. Eu não tenho dúvida nenhuma disso. Se você for na zona rural, nos locais que eu atendo, o povo vem conversar com a gente e a avaliação é positiva. Eu desafio qualquer um para falar de saúde a educação e não reconhecer os avanços que PT promoveu para o povo. Nós temos argumentos para discutir com qualquer um. Se você pegar na Bahia, saímos de uma universidade federal para cinco, tivemos avanços no transporte escolar era feito no pau de arara e foi o governo do PT que possibilitou aos municípios a comprar os ônibus pelo programa Caminho da Escola. Tivemos melhora substancial na liberação de recursos para Educação, a exemplo cito a compra de merenda escolar do pequeno produtor foi o governo do PT. A distribuição de renda no país, a questão da água. Você vai à zona rural, quase todas as casas tem captação de água de chuva e tem impacto direto na minha área de saúde, foi um dos melhores programas que já tivemos no Brasil. A questão do Luz para Todos é outro avanço. Então, se a gente for enumerar são muitas ações positivas.
Matutar: Você terá coragem de trazer os erros do Padre Amário para o debate?
Lino Santos: Não tenha dúvida nenhuma disso. Os erros que forem apontados a gente tem o dever de reconhecer e apontar soluções para corrigi-los. Até mesmo porque teve muitos acertos também e nós vamos destacar cada um deles nos debates. Eu serei o candidato do prefeito, lógico que eu vou entrar para o debate sabendo dos erros e dos acertos da prefeitura. Fugir disso, de forma alguma. Eu não tenho receio não, até mesmo porque nós vamos defender o PT.
Matutar: Lino, obrigado pela entrevista.
Lino Santos: Eu que agradeço pela oportunidade.
[box type=”info” align=”alignleft” class=”” width=””]
Eu repórter Matutar
Se você sabe de uma história legal, denúncia, um fato importante na sua cidade ou quer compartilhar um tema interessante com os leitores do Matutar, não pense duas vezes, é muito fácil sugerir matérias. Mande sua sugestão para o e-mail: pauta@matutar.com.br ou envie sua mensagem por meio da nossa página no facebook.com/matutar.
[/box]
2 Comments
[…] Tanto é que assim que o nome do Lino foi anunciado como pré-candidato, fizemos uma entrevista em que ele afirmou categoricamente que contava com o apoio do padre. Confira aqui. […]
[…] Maria da Vitória é abastecida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). No entanto, Doutor Lino destaca que o órgão encontra-se em estado precário, comprometendo o fornecimento de água à […]
Comments are closed.