Os 10 federais mais votados na Bacia do Corrente

 Os 10 federais mais votados na Bacia do Corrente

A região sempre cobra por representantes conterrâneos em Brasília, na Câmara dos Deputados. E de fato, essa representação existe e vamos mostrar nos próximos parágrafos.

Eleitos para representar o estado da Bahia na Câmara dos Deputados, os 10 deputados mais votados na Bacia do Corrente, Oeste da Bahia, traz algumas reflexões importantes sobre a representação política regional. Os deputados além de representar os interesses do povo baiano em Brasília, tem a responsabilidade de corresponder os milhares de votos obtidos nos 11 municípios da nossa região.

A atuação dos eleitos, suas experiências políticas e vínculos com os municípios foram condições decisivas para assegurar as expressivas votações que obtiveram. É o exemplo do deputado federal mais votado na região, o coribense José Rocha (União Brasil), que foi reeleito para seu oitavo mandato na Câmara dos Deputados, a partir de 2023.

Natural do município de Coribe, José Rocha é médico e na Bacia do Corrente obteve 23.899 votos. Em Coribe, o deputado teve 4.314, o mais votado. No maior colégio eleitoral da região, o município de Santa Maria da Vitória, o José Rocha também logrou a maioria dos votos, 5.582. O município de Cocos também lhe garantiu expressiva votação, 5.049 votos. Nos três municípios, o parlamentar tem o apoio dos prefeitos.

O segundo mais votado na região foi Afonso Florence (PT), que apesar de ser natural da capital Salvador, obteve a expressiva votação de 13.218 votos na Bacia do Corrente. Dentre os municípios que o deputado obteve mais votos, destacam-se Serra Dourada com 4.680 votos e Santa Maria da Vitória com 3.318 votos. Os dois municípios têm o PT organizado com uma força política e isso foi decisivo para a votação.

O terceiro mais votado na região foi o deputado Dal (União Brasil), que recebeu 7.158. Empresário e deputado estadual, Dal assumirá seu primeiro mandato como deputado federal. Jaborandi foi o município que mais deu votos a Dal, 2.857, seguido de Correntina com 2.505 votos.

A parceria dos deputados eleitos com os gestores municipais, que estão na ponta e conhecem praticamente todos os moradores do município e suas realidades, tem sido um diferencial nas eleições. Exemplo disso é o município de Correntina. Lá, o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) foi reeleito para o sexto mandato com o apoio de 4.933 votos dos correntinenses. Se tornando o mais votado no município.

Veja a lista dos 10 deputados federais mais votados na Bacia do Corrente

– José Rocha (União Brasil) – Votos: 23.899

– Afonso Florence (PT) – Votos: 13.218

– Dal (União Brasil) – Votos: 7.158

– Mário Negromonte júnior (PP) – Votos: 7.023

– Daniel Almeida (PCdoB) – Votos: 6.459

– João Leão (PP) – Votos: 6.337

– Arthur Maia (União Brasil) – Votos: 5.628

– Sérgio Brito (PSD) – Votos: 3.281

– Ivoneide Caetano (PT) – Votos: 2.460

10º – Jorge Solla (PT) – Votos: 1.945

Leia mais

Chama no Zap