Policlínica de Santa Maria da Vitória completa um ano com mais de 26 mil atendimentos
Santa Maria da Vitória (BA) – Com atendimento de média e alta complexidade, a Policlínica Regional de Saúde de Santa Maria da Vitória completou um ano de funcionamento no dia 3 de maio . Ao longo deste período, foram mais de 26 mil atendimentos realizados, sendo 8.481 consultas e 17.610 exames.
Referência para 11 municípios do oeste baiano, as Policlínicas dispõem de diversas especialidades médicas: Endocrinologia, Dermatologia, Gastroenterologia Ortopedia, Ginecologia, Cardiologia, Pediatria, Urologia e Cirurgia Geral. Para o deslocamento dos pacientes, a policlínica conta com oito microônibus e três vans.
A Policlínica é administrada pelo Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Bacia do Rio Corrente, a qual fazem parte os munícipios Santa Maria da Vitória, Bom Jesus da Lapa, Canápolis, Cocos, Coribe, Correntina, Jaborandi, Santa Maria da Vitória, Santana, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Sítio do Mato.
“Este equipamento de saúde veio para modificar a vida das pessoas e ajudar na saúde da região. Parabéns a todos os municípios que compõem o consórcio e parabéns aos nossos munícipes que estão sendo beneficiados com estes exames que antes eram tão difíceis e muito caros e hoje são feitos de graça e com qualidade”, afirmou o prefeito de Correntina, Nilson José Rodrigues, Maguila, que é presidente do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Bacia do Rio Corrente (CISBARC), responsável pela administração da Policlínica.
A moradora de Correntina, Luzinete, ressalta o cuidado recebido pelos atendentes da Policlínica. “São pessoas maravilhosas e que recebem a gente com carinho, amor e se sempre estão dispostos a ajudar”, disse.
A paciente Bárbara, moradora do município de Serra do Ramalho, que antes fazia seu tratamento em São Paulo, agora consegue economizar e cuidar da saúde perto de casa.
“Se eu não tivesse a Policlínica teria que ir para Sã Paulo, que era onde estava fazendo o tratamento do quadril com ortopedista. Aqui, já fiz ressonância, tudo que teria de fazer lá se eu não tivesse aqui”, ressaltou.
Paulo Vieira, que é morador do município de Jaborandi, também destacou a importância dos serviços oferecidos pela Policlínica. “A gente não tem dinheiro para fazer um tratamento fora e aqui é muito importante, pois tem o ônibus para trazer e levar de volta e os funcionários atendem muito bem”, avaliou.
O prefeito de São Felix do Coribe, Chepa Ribeiro, também participou das comemorações de um ano da Policlínica e falou sobre as melhorias para a saúde da região proporcionadas com a chegada da Policlínica.
“Antes, nós não tínhamos acesso a exames são importantes e cada dia mais a Policlínica vem ofertando exames de ponta gratuitamente para os nossos munícipes. Eles têm prazer em vir à Policlínica, porque eles sabem que serão bem recebidos aqui”, destacou o prefeito.
Quais exames podem ser feitos?
Ressonância Magnética (com e sem contraste), Tomografia (com e sem contraste), Mamografia, Ultrassonografia com doppler, Ecocardiografia, Ergometria, Mapa, Holter, Eletroencefalograma, Eletromiografia, Raio-X de 500Am, Eletrocardiograma, Endoscopia, Colonoscopia, Nasolaringoscopia, Colposcopia, entre outros, ligados às especialidades de oftalmologia. A oferta de exames vai depender do perfil de atendimento da Policlínica.
Biópsias de mama, tireoide, próstata, dérmica, gasto enteral, entre outras. Estão inclusos também os procedimentos de vasectomia, cauterização, pequenas cirurgias e cuidados com o pré-diabético, a depender do perfil de atendimento da Policlínica.
Como vou me deslocar até a Policlínica?
Micro-ônibus dos Consórcios de Saúde circulam pelas cidades para levar os pacientes até a Policlínica.
Como marcar consultas
Os atendimentos devem ser agendados antecipadamente pelo município onde o usuário mora.
Para isso, o paciente precisa ter feito consulta e ter pedido médico e estar em posse dos seguintes documentos: cópia da identidade, cartão do SUS e comprovante de residência.
Procedimentos
- Mamografia: pedido médico, requisição de mamografia, xerox da identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência;
- Tomografia e ressonância magnética: pedido médico, laudo APAC, xerox da identidade, cartão do SUS e comprovante de residência;
- Colonoscopia: exames prévios, hemograma completo, glicemia em jejum, tempo de protrombina, raio-x de tórax com laudo (apenas se o paciente tiver Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC) – 6 meses;
- Eletrocardiograma com laudo (apenas pacientes acima de 50 anos) – 6 meses; e
- Ecocardiograma (apenas se o paciente for cardiopata) – 1 ano.
O horário de atendimento na Policlínica é de segunda a sexta-feira das 7h às 18h.