Se você vai viajar para Bahia pela BR 349, cuidado com as crateras

 Se você vai viajar para Bahia pela BR 349, cuidado com as crateras

No último dia 19 de dezembro de 2015, reuni a turma, enchi o porta-malas do carro e sai rumo à capital do meu mundo: Santa Maria da Vitória (BA). Já sabendo da situação critica da BR 349 e que iria encontrar muitos buracos pela frente, tomei bastante cuidado para não ficar no prego em plena viagem de Natal.

Esse trecho fica a uns 50 km de Correntina (BA).
Esse trecho fica a uns 50 km de Correntina (BA).

De Brasília até o Posto Rosário, na divisa da Bahia com Goiás, as pistas estão em ótimas condições e a viagem foi super tranquila. Ao entrar na BR 349, logo após o trevo do Rosário, para minha surpresa a rodovia estava razoável, os buracos haviam sido tampados. Mas a alegria durou apenas 90 km, logo após o Posto Nova Itália – que fica na metade do trecho entre o Rosário e Correntina – os buracos começaram a surgir. Foi questão de 10 km somente para enfrentar as primeiras crateras, porque não eram mais buracos não, eram verdadeiras armadilhas para a morte. Para passar pelos buracos era preciso deixar o carro cair neles devagar para depois sair. Qualquer velocidade acima de 10 km/h era prejuízo na certa. São mais de 40 km de asfalto misturado com chão batido, não tem para onde correr, o jeito é enfrentar.

De junho para cá, duas coisas mudaram: tamparam os buracos entre o trevo do Rosário e posto Nova Itália. Mas em contrapartida, os buracos próximos à Correntina só aumentaram. Perdi a conta da quantidade de carros que encontrei com pneus estourados no caminho.

No inicio deste mês de dezembro, o Governo da Bahia assinou o termo transferência da BR 349 para o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT). Segundo informações do órgão federal e post publicado aqui no matutar, as obras de recuperação só vão começar depois do Carnaval 2016. Até lá, se você quiser visitar a terrinha, vai ter que preparar o coração e encher o peito de coragem para passar pelos buracos.

Veja um resumo da viagem em vídeo

Por Maurizan Cruz

[box type=”info” align=”alignleft” class=”” width=””]

Eu repórter Matutar

Se você sabe de uma história legal, denúncia, um fato importante na sua cidade ou quer compartilhar um tema interessante com os leitores do Matutar, não pense duas vezes, é muito fácil sugerir matérias. Mande sua sugestão para o e-mail: pauta@matutar.com.br ou envie sua mensagem por meio da nossa página no facebook.com/matutar

[/box]

Leia mais

Chama no Zap