Vereador Benilson Ataíde deixa o PT e se filia ao PCdoB
Com muitas críticas ao governo municipal e ao prefeito Padre Amário (PT), o vereador Benilson Ataíde, enfim, decidiu sair do PT e se filiar ao PCdoB de Santa Maria da Vitória (BA). A informação foi confirmada na tarde desta sexta-feira (4) pelo próprio parlamentar ao Matutar.
O ato de filiação será realizado no próximo dia 8 de março, em evento do PCdoB em homenagem às mulheres no salão da Filarmônica 6 de outubro, no centro da cidade. Benilson Ataíde passa a ser o primeiro vereador do PCdoB na história política do município.
O parlamentar já tinha saído da base do governo na Câmara Municipal em dezembro de 2014 e chegou a anunciar uma aproximação com o PCdoB em outubro do ano passado, durante a conferencia municipal da legenda.
A filiação de Benilson ao PCdoB pode engrossar o caldo das pré-candidaturas já anunciadas pelas demais legendas. Isso porque o vereador tinha colocado o nome à disposição do PT, mas não teve espaço por lá. No PCdoB, ele ganha fôlego e pode ser o candidato do partido nas eleições de outubro. Outro nome que começa a ganhar força no PCdoB é do empresário Erlônio Tonhá, que já foi candidato pelo PT na década de 90. A entrada de Benilson no PCdoB coloca o partido no centro no debate político de sucessão municipal e é mais um ingrediente nesse caldeirão.
Sobre as eleições de outubro, Benilson defendeu que o PCdoB precisa marcar posição. “Nós vamos soltar um adesivo nas ruas informado que o PCdoB terá candidato em 2016 e daremos seguimento ao projeto político de desenvolvimento que o partido tem para Santa Maria da Vitória”, ressaltou.
Não é possível definir, ainda, que papel o partido terá nas eleições municipais. A dúvida que persiste é se o PCdoB terá coragem de ter candidato próprio ou se vai apoiar outra candidatura. De certa forma, posso afirmar com segurança, que a filiação do vereador Benilson impulsiona o debate interno dentro do PCdoB sobre as eleições municipais de outubro.