Conheça o projeto Pé no Gerais – Esporte de aventura e consciência ambiental

 Conheça o projeto Pé no Gerais – Esporte de aventura e consciência ambiental

Correntina é um recanto das belezas naturais e o Pé no Gerais é consciente da importância da preservação ambiental.

Abrimos espaço no matutar para uma matéria produzida pelo amigo Robson Vieira do blog Culturas Correntes. No texto, ele convida você para conhecer o projeto “Pé no Gerais” desenvolvido por uma galera antenada de Correntina, oeste da Bahia, na preservação da natureza e no esporte de aventura.

Correntina (BA) – O Oeste da Bahia, importante região do cerrado brasileiro, é habitado por um povo hospitaleiro e cidades encantadoras, cada uma com suas belezas e atrações singulares.

Conhecida como a cidade das águas, banhada por diversos rios e portadora de belezas naturais encantadoras, como um arquipélago natural instalado em sua área urbana, Correntina se destaca pelo potencial turístico e principalmente pela receptividade que o visitante encontra, o que lhe rendeu o título de cidade carícia.

É nesse cenário que, há mais de dois anos, a partir de um grupo de amigos surge a Associação Correntinense de Turismo de Aventura chamada PÉ NO GERAIS que vem desenvolvendo um trabalho de excelência, contribuindo com importante legado de convivência harmoniosa entre ser humano e natureza.

“Nós que iniciamos esse projeto, somos movidos pela adrenalina, a gente não consegue ficar parado. Quanto ao Pé No Gerais… Temos um playground natural no quintal de nossa casa, a gente sabe a importância que nossos recursos naturais tem para cidade e toda região, então o respeito é primordial, a gente tenta passar isso pra todos os que participam de alguma forma das atividades e também para os turistas que chegam na cidade em busca de aventura”, corrobora Michael Delgado, esportista, educador físico e um dos fundadores do projeto.

O projeto PÉ NO GERAIS tem assumido protagonismo na defesa do cerrado, contribuindo na geração de consciência ambiental coletiva. Assume como objetivo, desenvolver o segmento turístico na cidade de Correntina, tornando a região destino de referência, além de realizar e organizar eventos esportivos com a finalidade de mobilizar atletas e sociedade para questões importantes através não só da prática esportiva, como também de atividades paralelas de interação e conscientização.

A seguir você pode conferir entrevista com Tales Souza, publicitário e esportista, um dos principais idealizadores do projeto.

CULTURAS CORRENTE: De que forma o projeto PÉ NO GERAIS contribui para uma convivência harmoniosa entre “exploração” e preservação?

TALES SOUZA: Essa palavra é pesada, não é? “exploração”. Parece até que não dá pra fazer disso uma coisa boa, positiva e benéfica. Esse é um dos nossos grandes desafios, utilizar os recursos naturais da nossa cidade de forma sustentável. Vemos os esportes radicais e o turismo de aventura como alternativas pra isso. A presença dos esportistas e turistas inibe a ação predatória de caçadores e pescadores e também amplia a compreensão da relação homem x natureza, com isso altera positivamente o comportamento daqueles que não são praticantes dos esportes de natureza, mas que passam a conhecer tal prática e com isso proliferar a conscientização da necessidade de preservar os recursos naturais e também o patrimônio histórico e natural.

CULTURAS CORRENTE: Quais os benefícios diretos da associação PÉ NO GERAIS para o desenvolvimento sustentável de Correntina e região?

TALES SOUZA: Trabalhar a experiência de um turismo não predatório e que respeita a natureza faz gerar emprego e renda na comunidade ao tempo em que aumenta a conscientização ambiental e o respeito pela fauna e flora. Contribui com melhoria da infraestrutura do local onde há prática esportiva e também colabora para alocação de um considerável número de profissionais da área de esportes. Aproveitamos a prática esportiva para alertar sobre a degradação ambiental. Dentre outros tantos, são esses os benefícios.

CULTURAS CORRENTE: Quais as pretensões da associação PÉ NO GERAIS?

TALES SOUZA: Nossas pretensões vão bem além de ser só um grupo de amigos que praticam esportes radicais, a gente se organizou, hoje somos a Associação Correntinense de Turismo de Aventura, plantamos a semente do turismo de aventura na cidade, estamos inserindo a cidade e seus picos radicais na mídia, já fizemos entrevista pro programa Mosaico Rede Bahia, temos matéria publicada no site do GShow, participamos de programa de rádio em Brasília, temos uma página bem movimentada no face e por aí vai. É trabalho de médio e longo prazo, nossa associação visa dá suporte não só para o turista, mas também para o comercio local, para que possam proporcionar as melhores experiências pra quem chega em busca de aventura. Poderia falar o dia todo sobre os benefícios que o PÉ NO GERAIS trará para a cidade, através dos esportes radicais e turismo de aventura. Desculpa se me alonguei, mas isso empolga demais.

CULTURAS CORRENTE: O que podemos esperar de ações para as próximas temporadas?

TALES SOUZA: Vem muita coisa por aí, muita novidade, projetos socioambientais, cursos, palestras, treinamento e por aí vai, Correntina não será a mesma, pode deixar com a gente.

Quer conhecer mais sobre o projeto Pé nos Gerais? Acesse os seguintes canais:

E-mail: penogerais@gmail.com
Fanpage: www.facebook.com/penogerais
Instagram: http://instagram.com/penogerais

Galeria de fotos da aventura praticada pela galera do projeto Pé no Gerais.

 

Leia mais

Chama no Zap