Tonho de Zé de Agdônio confirma pré-candidatura pelo PMDB
Engana-se quem achava que Tonho de Zé de Agdônio (PMDB), Antônio Élson Marques da Silva, estava fora da disputa eleitoral deste ano em Santa Maria da Vitória (BA). O ex-vereador, que também foi presidente da Câmara de Vereadores, afirmou ao Matutar que é pré-candidato a prefeito.
Perguntado sobre o cenário deste ano, Tonho foi enfático ao dizer que está mais confiante. “Eu acredito que nós estamos com mais chances nessa eleição, muitas pessoas de outros grupos já sinalizaram que estarão com a gente na caminhada. Eu estou com mais experiência e um grupo muito maior que em 2008 e 2012”, declarou.
O Matutar quis saber, também, se existia alguma conversa para composição com o PT ou o pré-candidato Renatinho (PP), Tonho negou e afirmou que já começou a organizar as reuniões para definir as estratégias de campanha. Ele disse, ainda, que a única pré-candidatura com possibilidade de alguma composição, neste momento, é a do advogado Toinho de Yolanda (PSB).
Sobre a relação dos vereadores João Marques (PDT), Mário de Inhaúmas (PHS) e Mazim Ataíde (PMDB) com o atual prefeito, o pré-candidato do PMDB assegurou que eles continuam firmes no grupo político formado pelo PTdoB, PROS, PDT, DEM, PHS e estarão com ele na campanha para prefeito.
Na próxima semana, Antônio Élson informou que será realizada uma reunião em Salvador com o prefeito ACM Neto e o deputado Federal Lúcio Vieira Lima (PMDB). O assunto do encontro, além das eleições municipais é a liberação de uma emenda para Santa Maria da Vitória. Ele não soube informar o valor e a destinação dos recursos, disse que vai tomar conhecimento no encontro.
Com a declaração da pré-candidatura de Tonho de Zé de Agdônio, já podemos entender que a campanha para prefeito de Santa Maria, esse ano, vai ser bastante disputada e diferente das demais, sem favoritos na largada.
Se vai ter ou não condição de tocar a campanha é outra história, ele já vem de duas candidaturas difíceis e vai precisar de muito apoio para colocar, pela terceira vez, a campanha nas ruas. Para que você conheça os números, na campanha de 2008, Tonho ficou em 3º lugar com 4.927 e obteve 5.380 em 2012.
Há 12 anos tentando ser prefeito, com a saída de Prudente (PP) da disputa eleitoral, Tonho é o que mais ganha com a decisão do PP. Ele passa a ser o pré-candidato mais conhecido da oposição, principalmente no interior do município. Resta saber se isso será positivo para a campanha dele. Somente o desenrolar do novelo da política local será capaz de revelar o resultado. De uma coisa é certa, dessa vez, Tonho não poderá deixar de participar do debate político de propostas e projetos para Santa Maria da Vitória.