Polícia dá exemplo de cidadania com palestra em escola de São Félix
Se por um lado a Polícia Civil atua para desvendar crimes e colocar os delinquentes na cadeira, no outro atua na formação cidadã de crianças e adolescentes de São Félix do Coribe. Foi assim, na última terça-feira (21), que a delegada Maria de Fátima e os investigadores Ednaldo Moura e Luciano Matos, lotados na Delegacia da cidade, realizaram uma palestra para alunos do Colégio João de Deus, no bairro da Bela Vista.
As palestras são realizadas por meio do projeto “A Polícia Civil perto de você” da 26ª Coordenadoria de Policia do Interior (Coorpin), localizada em Santa Maria da Vitória e que atende 10 município da região. A iniciativa, que iniciou neste ano, leva delegados, investigadores, escrivães e membros dos conselhos tutelares às escolas, empresas e entidades sociais para realização orientações sobre os problemas causados pelas drogas, violência doméstica e outros assuntos.
Eles participaram do evento “Cidadania a Prevenção de Violências” voltado para crianças com idade acima de nove anos. Os policiais alertaram os estudantes sobre os riscos das drogas e também destacaram a importância dos jovens denunciarem a violência doméstica e o abuso e exploração sexual.
Outra ponto apresentado na palestra foi a importância do estudo no desenvolvimento de uma vida saudável e promissora, mostrando que é por meio da educação que as crianças vão se tornar trabalhadores competentes e empreendedores de sucesso, seja qual for o caminho profissional que escolherem seguir.
O mais interessante dessa história é que o convite para participação dos policiais no evento partiu da diretora da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Bela Vista, a médica Bruna Miclos, que também falou aos estudantes sobre a necessidade dos cuidados com a saúde, que passa por hábitos alimentares saudáveis.
A participação da polícia nas escolas é mais do que apenas uma medida educativa, passa além desse campo para alcançar o efetivo exercício da cidadania das crianças e adolescentes que já foram impactados pelas orientações dos agentes da Segurança Pública.